Chinese (Simplified)EnglishFrenchItalianPortugueseRussianSpanish

Ribeirinhos e a Agricultura familiar

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Riberinhos e agricultores da Amazônia estão aproveitando as riquezas da floresta de maneira sustentável. São árvores sementes, frutos e folhas que se transformam em perfumes, produtos de beleza. Além de melhorar a renda das famílias, a atividade ajuda a preservar a floresta.

A viagem em busca dos óleos da floresta começa em um dos cenários mais bonitos da Amazônia, no município de Santarém, no estado do Pará. A cidade charmosa, com fachadas antigas, foi construída às margens de dois rios. De um lado, vem o Amazonas, com seu leito barrento, e, de outro, o Tapajós, em tons de azul. O encontro das águas é um espetáculo grandioso.

O mercado municipal de Santarém funciona todos os dias e atrai milhares de compradores e comerciantes que chegam de todos os pontos da região. Por estar em um lugar estratégico, no encontro do rio Amazonas com o Tapajós, é um dos mais ricos e mais completos da Amazônia.

Tem de tudo. Pimentas coloridas e peixes, camarão de água doce e artesanato, farinhas, frutas nativas. Entre os destaques do mercado estão também os óleos da floresta.

Aproveite e veja também

Ribeirinhos

Ribeirinhos e a Agricultura familiar

Riberinhos e agricultores da Amazônia estão aproveitando as riquezas da floresta de maneira sustentável. São árvores sementes, frutos e folhas que se transformam em perfumes,

Amazônia

Conservação da Amazônia

Cerca de 40% do bioma fica em território brasileiro, o que direciona as pressões internacionais para a responsabilidade do país com a preservação O bioma

Trocar a sua senha

Identifique-se com seu e-mail para receber as instruções para uma nova senha

Forgot Password

Sign Up